Raring Ringtail
A titulo de curiosidade, um Ringtail é estilo um bassarisco (Bassariscus astutus) que é mamífero da família procyonidae, que também compreende o guaxinim. O bassarisco vive na América do Norte e seu habitat inclui os estados da Califórnia, Colorado, Oregon, Arizona, Novo Mexico, Nevada, Texas, Utah e vai até o norte do México. É noturno e bom escalador de árvores. Alimenta-se de frutas, insetos e pequenos vertebrados. Mede de 30 a 45 centímetros de comprimento e sua cauda é semelhante a do guaxinim só que mais comprida e fina. Também é chamado de gato dos mineiros devido a sua semelhança com o felino.Segundo Mark Shuttleworth, O Ubuntu 13.04 assinalará um momento de mudança, sendo esta versão também direccionada para TVs, tablets e smartphones.
Wallpaper
Uma das novidades apresentadas durante o dia de ontem foi o nosso wallpaper, que segue o modelo dos anteriores. Para quem pretender fazer o download do wallpaper pode fazê-lo aqui (são poucas a alterações relativamente ao anterior)Unity Launcher
Ao nível do design do Unity Launcher ha também algumas novidades que se refletem na dash, mais concretamente no ícone. De resto são pequenas actualizações.Para usar o novo Unity Launcher no ubuntu 12.10 basta efectuar os seguintes passos:
Passo 1 – Obter os ficheiros necessários
wget https://dl.dropbox.com/
u/7027392/raring-launcher
-assets.zip
unzip raring-launcher-assets.zip cd raring-launcher-assets sudo cp -r * /usr/share/unity/6
Nota: Se não gostar do novo visual, pode remover utilizando o comando
sudo apt-get install –reinstall unity-common
Novos ícones
A versão 13.04 terá também novos ícones para o Ubuntu Software Center, Software Updater, e Nautilus, tendo estes sido desenvolvidos pelo novo designer – Matthieu James, contratado a Faenza.Novidades do design até agora anunciadas
Estas são algumas das novidades que têm vindo a publico. Neste momento ainda pouco se sabe e muito utilizadores ainda continuam na discussão do Unity que, segundo muitas opinião, veio “estragar” o projecto Ubuntu que, sem duvida, veio “acordar” o mundo do Linux. De acordo com a directrizes seguidas pela Canonical a pergunta que colocamos hoje é:
LibreOffice
Uma das principais novidades mais comentada está sendo o LibreOffice 4,
Os desenvolvedores do LibreOffice anunciaram a liberação do primeiro alfa do LibreOffice 4.x, que já traz algumas novidades, como uma galeria de temas online para apresentações do Impress (em “Slide Show” >> “Impress Remote”):
No Ubuntu, o LibreOffice 4 está obedecendo ao padrão do Menu Global em suas janelas, ou seja, os menus das janelas do LibreOffice agora estarão no painel superior do desktop, assim como acontece com os outros softwares (conforme se vê na imagem acima).
Outra novidade importante que foi veiculada esta manhã
foi a intenção dos desenvolvedores do Ubuntu 13.04 em usar o kernel
Linux 3.8, tendo em vista que ele será estável em março de 2013,
exatamente um mês antes do lançamento do Ubuntu 13.04. Dentre as
novidades do kernel 3.8 destacam-se melhorias expressivas no suporte a
arquiteturas ARM (que são amplamente usadas em dispositivos móveis, como
smartphones e tablets), melhorias no suporte a HDMI, novos suporte para
os processadores Intel Haswell, melhorias no re-cloking das placas
nVidia utilizando o driver Nouveau, melhorias no suporte ao KVM em
arquiteturas ARM e nos patches do VMware.
Como já definido na UDS-R
o Ubuntu 13.04 “Raring Ringtail” não terá versões Alpha, as quais foram
“substituídas” por marcos mensais sobre o andamento do desenvolvimento,
e além disso o Raring Ringtail só terá uma versão beta, que está
programada para ser liberada dia 28 de março. A versão final do Ubuntu
13.04 tem data de lançamento prevista para 25 de Abril de 2013.
É
importante ressaltar também que esta alteração não irá afetar as
variantes do Ubuntu, como o Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu. Sobre o
desenvolvimento do Ubuntu Gnome Remix ainda não houveram nenhuma notícia
divulgada.
Outra novidade é que o primeiro alfa do LibreOffice já está empacotado em repositório PPA e é possível instalá-lo no Ubuntu 12.10 (o PPA não funciona nas versões anteriores do Ubuntu).
Por se tratar de uma versão alfa, bugs são inevitáveis, portanto, o uso do do LibreOffice 4 Alfa 1 não é recomendável em máquinas de produção.
0 comentários:
Postar um comentário