Já pensou em como seria bom e útil dar ordens ao seu sistema Linux através da nossa própria voz? Quer executar o Firefox mas sem ter que estar a ir ao menu ou executar na shell o comando “firefox”? E que tal desligarmos o computador através de um simples comando de voz?
Estes são simples exemplos que se pode executar a partir de comandos de voz, bastando para tal um simples microfone e o programa CvoiceControl!
Vamos por a "mão na massa":
1. Faça o download do CvoiceControl
2. Feito o download, teremos que extrair e compilar:
como user normal, digite no Terminal:
$ tar zxvf cvoicecontrol-0.9alpha.tar.tar
$ cd
$ ./configure
$ make
Agora faça:
# sudo su
# make install
Pronto, o CvoiceControl foi compilado com sucesso.
Pode-se concluir a partir de uma pequena análise do pacote que dentro do mesmo, podemos encontrar o programa “microphone_config” e “model_editor” onde sem eles o CvoiceControl seria praticamente um programa que executa comandos por voz mas sem ter um setup para configurar os comandos por voz.
Configuração
Para que o CvoiceControl possa “ouvir” e executar os comandos que o utilizador deseja temos que configurar primeiramente o microfone. Execute o “microphone_config”:
microphone_config
Por definição “Mixer Device” e “Audio Device” já estão configurados.
Vá até “Adjust Mixer Levels”. Nesta etapa terá que falar no microfone para que o programa possa ajustar o volume do microfone. Aconselho que fale alto.
Vá até “Cacule Recording Thresholds”. fique em silêncio absoluto e dê enter. Em seguida fale mais uma vez para o microfone.
Vá até “Estimate Characteristics of Recording Channel” e para finalizar a configuração faça, uma vez mais, silêncio. O programa irá calcular os ruídos de fundo.
Grave a configuração a partir da opção “Write Configuration”.
Feita a configuração do microfone, chegou a altura de configurar as ordens que deseja ter para que o CvoiceControl possa executar. Abra o “model_editor”:
model_editor
Vá a “Edit Speaker Model” e altere o parâmetro Label e Command (comando que irá ser executado) à sua vontade.
Para que o programa consiga detectar que é para ser executado aquele determinado comando (neste caso é “firefox”), terá que dar pelo 3 amostras do comando-voz. Exemplo: caso queira executar o Firefox, diga: “Net”, “Internet”, “Firefox”, “Browser”.
Volte para trás, grave a configuração em /home/utilizador/.cvoicecontrol/voz (pode alterar a directoria e o nome do ficheiro à sua vontade!) e saia.
Executar dando comandos-voz
Chegamos ao final!
Faça:
cvoicecontrol ~/.cvoicecontrol/voz &
Agora basta dizer no microfone “Firefox” e lá estará o Firefox no seu ecrã!
Digam la que o linux não é interessante.
Amigão, não funfa de jeito nenhum ..
ResponderExcluirNo mixer devices available!
Please purchase a sound card and install it!