Pages

sexta-feira, julho 18, 2014

Baixar vídeo do youtube no Ubuntu de forma facil!!!



  Muita gente tem o custume de baixar seus filmes e clips favoritos para assistir em tv de tela grande ou para outros fins, só que também tem muita gente que tem muita dificuldade para baixar esses videos, principalmente quando o usuário é iniciante no Linux.

Mas existe uma maneira fácil de baixar não só vídeos do youtube mas vídeo de qualquer site da web, mas essa receita de bolo só funciona no Firefox.
Tratasse do download helper, um aplicativo do firefox que facilita muito a download de videos de qualquer site da web, e pra instalar o aplicativo é muito fácil olha só:

Como já falei, essa dica só funciona no Firefox, não vai abrir o Chrome e querer fazer que não vai funcionar.
O Link da pagina tá logo abaixo, mas antes  dá uma lida antes.


vamos lá:

Essa é a tela para instalação.
Clique em Adicionar ao Firefox (botão verde).


















Feito isso, vai abrir outra tela dê uma olhada abaixo.
Aguarde alguns segundos até q o instalador libere o botão instalar.

Pra fazer a instalação é só clicar AQUI


















 Pronto, reinicie o Firefox .

Vamos usar o Aplicativo.
Logo que vc reiniciar o Firefox  de cara verá um ícone igual esse no canto direito.
Agora escolha o vídeo que quer baixar, execute ele normalmente, observe que ao executar  o vídeo o ícone fica girando e fica colorido, isso quer dizer que o video pode ser baixado.

Para baixar o vídeo você não deve clicar no ícone girando e sim na setinha que tá logo ao lado do ícone animado.
Ao clicar na setinha abrira varias opções de formato para você escolher qual formato deseja baixar o vídeo...



È isso, espero ter ajudado...












terça-feira, julho 15, 2014

Crie e Edite seus vídeos de forma profissional com o Lightworks



Lightworks é um supereditor de vídeo para trabalhos profissionais. A vantagem é que o software, cheio de opções avançadas para os mais experientes, é totalmente gratuito e fácil de instalar. Está disponível para Windows e Linux.
O programa é capaz de montar um projeto desde o início. O usuário escolhe um arquivo de vídeo sobre o qual deseja trabalhar, e pode mexer na imagem. Entre as opções mais comuns (ainda que com outros nomes) estão cortes, mudança de cor, efeitos de transição e a opção que o programa chama de máscaras.
Assim que o programa é instalado, a primeira tarefa a ser feita pelo usuário é escolher o formato de vídeo. As opções estão relacionadas ao formato da tela (4: 3 ou 16: 9). Depois, a qualidade do vídeo também deve ser decidida, assim como a do áudio.
Com o vídeo importado (pelo botão “Import”) para a interface do software, as possibilidades são praticamente infinitas. O Lightworks tem oito categorias, mas antes de conhecê-las, é bom lembrar que o programa trabalha com formatos populares como AVI, MOV e outras extensões menos comuns como RED, R3D e DPX, além de alguns outros. MP4 e 3GP (de mobiles) não estão incluídos nesta lista, mas nada impede que você use um conversor.

Edição

O programa não tem o botão “Cut” (corte) que é comum para a edição. A função semelhante está em “In” e “Out”, que são dedicados ao início e final de um vídeo, o que acaba cortando consequentemente o restante do vídeo. Há ainda as funções de edição “Delete”, “Remove ” e “Insert e ainda “Unjoin” e “Join”, que servem para juntar ou separar vídeos.


Efeitos

A opção fica na guia “Effects”. Para aplicar algum, basta clicar em “Add”. Outras sete categorias são capazes de realizar mudanças de cores nos vídeos, transições, inserção de texto.
O programa é grátis mas é preciso fazer um cadastro no site do programa.
O programa tem versão grátis para Windows e sistema Linux. Faça o Download de Lightworks aqui, mas antes de fazer o download faça o cadastro, sem o usuário e senha não é possivel abrir o programa!

O Lightworks é uma das opções grátis para edição de vídeo mais potentes do mercado. Já foi usado por grandes estúdios do cinema e, ao mesmo tempo, serve como uma luva para quem está começando a mexer com edição. Com um pouco de esforço, dá para fazer projetos completos e profissionais.


Essa é uma das vantagens do programa. É completo, profissional e consegue deixar o usuário à vontade com as opções principais do programa, mas é certo que isso será apenas depois de um período de adaptação, já que o software não se parece nem com o Final Cut ou com qualquer outro da categoria top – o que pode deixar o usuário desambientado.
O usuário vai encontrar efeitos completos, opções à mão para fazer as edições mais rápidas (como cortar e fazer transições simples), e até recursos avançados, como adicionar cores e áudio em grande estilo.
O ponto fraco do programa fica com a falta de opções populares para extensões de arquivo. A restrição pode atrapalhar bastante quem trabalha, por exemplo, com o formato mais usado para vídeo, o MP4 que não é reconhecido pelo Lightworks.
Há ainda o incômodo de ter que configurar o programa inteiro antes de começar a usar. Talvez isso faça parte da concepção do software em querer entregar ao usuário um sistema bem amarrado e preparado para trabalhar desde os primeiros cliques de edição.


segunda-feira, julho 14, 2014

Como exibir os Aplicativos de sessão no Ubuntu 12.04


O Ubuntu carrega varios aplicativos durante o boot, Por padrão, os aplicativos de sessão estão ocultos no Ubuntu 12.04 LTS. Para exibi-los abra o terminal e digite o seguinte comando:
  • sudo sed -i "s/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g" /etc/xdg/autostart/*.desktop
Agora podemos ativar/desativar (ou adicionar) os aplicativos que serão carregados automaticamente durante a inicialização do computador. Para visualizá-los, clique no ícone (engrenagem) no canto superior direito e em Aplicativos de sessão.

Como ativar o som de login no Ubuntu 12.04



Por padrão, o som de login no Ubuntu 12.04 LTS "Precise Pangolin" está desativado. Para ativá-lo, digite a linha abaixo no terminal (lembre-se de substituir o texto destacado pelo seu nome de usuário):

  •     gedit /home/nome_de_usuario/.config/autostart/GNOME-Login-Sound.desktop


Depois que o gedit abrir, cole o texto abaixo e salve. Feche e reinicie o computador.

    [Desktop Entry]
    Type=Application
    Name=GNOME Login Sound
    Comment=Plays a sound whenever you log in
    Exec=/usr/bin/canberra-gtk-play --id="desktop-login" --description="GNOME Login"
    OnlyShowIn=GNOME;Unity;
    AutostartCondition=GSettings org.gnome.desktop.sound event-sounds
    X-GNOME-Autostart-Phase=Application
    X-GNOME-Provides=login-sound
    X-GNOME-Autostart-enabled=true
    NoDisplay=true
    Name[pt_BR]=GNOME-Login-Sound.desktop


Source:
http://juarezlourenco.blogspot.com.br

Bumblebee, uma boa opção aos drivers da Nvidia

Bumblebee tem como objetivo fornecer suporte para laptops NVIDIA Optimus para distribuições GNU / Linux. Usando Bumblebee, você pode usar seu cartão de NVIDIA para renderização de gráficos que serão exibidos usando o cartão Intel. Bumblebee é oficialmente suportado pelo Ubuntu 13.10  ou mais recente. No entanto, todas as versões são suportadas pela comunidade Bumblebee Projeto do Ubuntu versão 12.04 até 13.10.

Instalação

Configuração básica para 12,04-13,04

Pra começar, abra o terminal e digite os comandos abaixo.
  •  sudo apt-get update
  •  sudo apt-get upgrade

Isso vai atualizar todos os programas do seu Ubuntu incluido o Kernel que é novo real objetivo nesse Upgrade.

     Ative os repositórios Universe e Multiverse - você precisa fazer isso para permitir que os pacotes bumblebee e nvidia  respectivamente sejam instalados.

  •      sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
  •      sudo apt-get update
     Instale Bumblebee usando o driver proprietário da NVIDIA padrão para 12,04-13,04:
  •      sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia virtualgl linux-headers-generic
  •      Reinicie o seu Ubuntu...

Configuração básica para 13,10

 abra o terminal e digite os comandos abaixo.

     Ative os repositórios Universe e Multiverse - você precisa fazer isso para permitir que o bumblebee e nvidia pacotes respectivamente para ser instalado.
  •      sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia primus linux-headers-  generic
  •      Reinicie seu Ubuntu

Configurações avançadas

Para usuários avançados, se você não quiser usar o driver proprietário da NVIDIA ou bibliotecas de 32 bits (por exemplo, se você está interessado apenas em economia de energia), você pode fazer a sua instalação personalizada.

Configuração mínima:
  • sudo apt-get install --no-install-recommends bumblebee

Dependendo de suas necessidades, adicione a seguinte linha:

  •      bumblebee-nvidia: proprietary nvidia driver support
  •      virtualgl: VirtualGL como backend

     virtualgl-libs-ia32: suporte de 32 bits para VirtualGL em sistema de 64 bits, necessário para executar aplicativos de 32 bits através optirun

     primus: primus / primusrun como backend (virtualgl Estadias padrão, você precisa executar optirun-b primus <app>)

     primus-libs-ia32: suporte de 32 bits para primus / primurun em sistema de 64 bits, necessário para executar aplicativos de 32 bits através optirun

uso

Para executar o aplicativo com a placa discreta corrida NVIDIA no terminal:
  •      $ Optirun [opções] <application> [parâmetros da aplicação]

exemplo:
  •      $ Optirun firefox

Para obter uma lista de opções para optirun:

  •      $ Optirun - help

Normalmente você não usar optirun para o seu gerenciador de janelas, instalações ou outros programas gráficos pesados ​​exigentes não. O comando optirun é usado principalmente para programas gráficos exigentes ou para jogos.

Gestão de Energia

A meta principal deste projeto é o de não só permitir o uso da GPU para renderização, mas também para permitir o gerenciamento de energia inteligente da dGPU quando não está em uso. Estamos usando bbswitch (um módulo) ou vga_switcheroo (módulo do kernel, experimental) para fazer isso em Bumblebee.

Desde Bumblebee 3.0, este recurso é ativado por padrão, usando bbswitch. Isso permite o gerenciamento de energia automático, sem qualquer necessidade de configuração.

Se Gerenciamento de energia não funciona em seu laptop, por favor, vá para esta página Power Management (PM) e ajudar a melhorar Bumblebee.

solução de problemas

"Não é possível acessar secundário GPU" erro

Em LTS 12.04.3, 13.04 e, mais tarde, se o seu cartão parece ser inacessível, ou seja, [ERROR] Não é possível acessar GPU secundário - erro: [XORG] (EE) Nenhum dispositivo detectado. você precisa editar o arquivo / etc / abelha / xorg.conf.nvidia (ou / etc / abelha / xorg.conf.nouveau se usando o driver noveau) e especifique o BusID correta, seguindo as instruções nele.

Atualização de drivers

O projeto Bumblebee recomenda que você instale os drivers apenas através de drivers APT e não fornecidos pela nvidia.com diretamente. Dito isso, sempre que você atualizar os drivers através dos repositórios suportados, você precisa configurar os valores de configuração corretos em / etc / abelha / bumblebee.conf. Veja também este FAQ no github

Exemplo de atualização para nvidia-319

Por exemplo a atualização para a última atualização do 319.x driver, você precisa instalá-lo através do apt.

sudo apt-get install nvidia-319-updates nvidia-settings-319-updates

Então você precisa editar o arquivo /etc/bumblebee/bumblebee.conf e definir:

Driver = nvidia

KernelDriver = nvidia-319-updates

LibraryPath = / usr/lib/nvidia-319-updates :/ usr/lib32/nvidia-319-updates

XorgModulePath = / usr/lib/nvidia-319-updates/xorg, / usr / lib / xorg / modules

Ao executar nvidia-settings optirun (ou optirun-b nenhum nvidia-settings-c: 8), você pode afirmar que você está usando o módulo do kernel instalado.