Sem muito alarde foi lançado o Skype 4.1 para Linux:
http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/on-your-computer/linux/
A maior novidade é a integração com o Windows Live Messenger, o popular "MSN". A Microsoft inicou a transição do cliente do WLM para o Skype com a versão 6.0 para Windows e Mac, liberada há algumas semanas. No início do mês ela confirmou que o Messenger será aposentado no começo de 2013, ficando o Skype como seu único mensageiro oficial.
O Linux não contava com um cliente oficial do MSN, então pode-se dizer que finalmente chegou sua hora. Por enquanto a integração com o Messenger é bem "crua", o que é percebido também no Windows ou OS X, mas isso estará sendo melhorado nas futuras atualizações do programa.
Apesar das críticas de alguns (que não querem a "gente diferenciada" do MSN na lista do Skype ) a unificação é boa, já que não faz sentido uma mesma empresa ter dois programas e serviços parecidos com bases de usuários distintas. A convergência ocorreria uma hora, sendo algo esperado desde que a gigante comprou o Skype, em 2011. Fica mais prático para a empresa e para os usuários/clientes (afinal o Skype é um serviço comercial).
Muitos imaginavam o fim do cliente para Linux depois disso, felizmente não é o que aconteceu. Diferente do MSN, que era praticamente exclusivo para Windows (com uma versão meia boca para OS X), o Skype já está bem mais maduro nas várias plataformas suportadas, incluindo sistemas mobile. Há diferenças na interface e limitações em recursos, mas elas tendem a ficar mais amenas ao longo do tempo.
Resumindo, a integração unifica os contatos do Skype com os do Messenger, Xbox, Hotmail e Outlook.com.
A interface do programa também recebeu melhorias, como:
- Janela única para as conversas:
- Tecla de atalho "D" para chamar o dialpad durante conversas em vídeo
- Teclar Esc faz sair da tela cheia
- Notificações de mensagens não lidas no meio de uma chamada
- Diferenciação mais visível entre chamadas locais e remotas
Agora é possível rodar duas instâncias do Skype no Linux, bastando chamar o executável com o parâmetro --secondary para abrir outra sessão.
Há também suporte a links do Skype no navegador, algo que ainda não funcionava no Linux.
Além das novidades, vários bugs foram corrigidos: travamentos no vídeo ao alternar para HD; caracteres especiais nos nomes dos contatos; adição de contatos de telefone a chamadas em grupo; travamentos que ocorriam no compartilhamento de desktop; entre outras coisas.
Fonte: http://www.hardware.com.br/noticias/2012-11/skype41-linux.html
0 comentários:
Postar um comentário