Pages

sábado, abril 13, 2013

Convertendo musicas no Linux

 
Conversores de áudio são programas que, como o nome diz, convertem arquivos de áudio para outros formatos que não o original, ou seja, convertem de um formato de áudio para outro. Às vezes isso é necessário por vários motivos, como por exemplo diminuir o tamanho dos arquivos de áudio para um de menor tamanho e assim fazer com que caibam mais arquivos em players portáteis de mp3 ou para outros formatos cujos players não suportem o formato original. Isso acontece muito com arquivos de áudio mp4 ou mesmo ogg, já que os ditos players de mp4 (ou pelo menos a maioria deles) não tocam arquivos de mp4 ou ogg.

Há vários programas do tipo e a escolha do mesmo vai depender mais do usuário do que das próprias características dos programas, mas vamos nos focar em um deles: Sound Converter.

Converte praticamente de qualquer formato para mp3, ogg, wav, flac e aac, sendo esses dois últimos bastante raros de serem achados por aí:


Para instalá-lo, abra o Terminal e digite:


sudo apt-get install soundconverter


ou uso o Synaptics e procure por soundconverter. O programa não tem muito mistério, é clicar em Adicionar Arquivos (para escolher arquivos de acordo com a preferência do usuário) ou Adicionar Pasta (para adicionar uma pasta inteira e depois clicar em Converter. Uma coisa que o usuário precisa ver algumas configurações nasPreferências do programa:


Na parte de baixo, em Formato de Arquivo (resultado), no item Formato, você escolhe o formato final do arquivo; note que, mesmo se o arquivo de origem seja em mp3, você pode mantê-lo em mp3 caso seja para diminuir o bitrate do arquivo para que ele fique menor sem perder muito da qualidade do arquivo. Arquivos com bitrate de 128 kbps tem uma ótima qualidade, sendo a configuração que eu recomendo. Em Bitrate Mode, você escolhe o tipo de taxa de bit (taxa de amostragem) do arquivo. Normalmente se usa o tipo CBR, que mantém o bitrate do arquivo constante, ou seja, a taxa de amostragem é de 128 kbps e se mantém assim. A taxa VBR só deve ser usada caso o player de mp3 (o caso, o portátil) suporte esse recurso, que tem uma qualidade de som melhor do que o mesmo arquivo com taxa CBR do mesmo tamanho. Em Qualidade, valores entre 128-256 kbps são os recomendados. ATENÇÃO: os tipos CBR e VBR só estão disponíveis caso o formato de conversão escolhido for o mp3.

Outros formatos de conversão podem ser escolhidos (como foi mostrado os disponíveis mais acima) e valem as mesmas considerações referentes ao item Qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário